CRO é a sigla para Chief Revenue Officer, que em português significa Diretor de Receita. O CRO é um cargo executivo responsável pela estratégia e pelo desempenho de receita de uma organização.
O principal foco do CRO é impulsionar o crescimento da receita da empresa, maximizando as oportunidades de negócios e otimizando os processos de vendas e marketing. Ele ou ela é responsável por desenvolver e implementar estratégias para aumentar a lucratividade, a eficiência das operações de vendas e a aquisição de clientes.
O CRO trabalha em estreita colaboração com as equipes de vendas, marketing, operações e finanças para identificar oportunidades de crescimento, definir metas de receita e desenvolver planos para alcançar essas metas. Ele ou ela também pode estar envolvido na análise de mercado, no desenvolvimento de produtos e na definição de preços.
O CRO geralmente relata diretamente ao CEO ou ao conselho de administração da empresa e desempenha um papel estratégico no planejamento de negócios e no alcance dos objetivos de receita. Esse cargo é comumente encontrado em empresas de tecnologia, startups, empresas de software e outras organizações focadas em impulsionar o crescimento por meio de estratégias eficazes de receita.