COO é a sigla para Chief Operating Officer, que em português significa Diretor de Operações. O COO é um cargo executivo de alto nível em uma organização, responsável por supervisionar as operações diárias e garantir que as metas operacionais sejam alcançadas de forma eficiente e eficaz.
O COO desempenha um papel crucial na gestão e na melhoria dos processos internos da empresa. Ele ou ela é responsável por garantir a eficiência operacional, otimizar os recursos, implementar as estratégias operacionais definidas pela liderança e garantir a qualidade e a entrega dos produtos ou serviços da empresa.
As responsabilidades do COO podem incluir a supervisão de várias áreas funcionais, como produção, cadeia de suprimentos, logística, qualidade, engenharia, atendimento ao cliente e outros departamentos operacionais. Ele ou ela trabalha em estreita colaboração com a equipe executiva para garantir que as operações estejam alinhadas com os objetivos de negócios e estratégias da empresa.
O COO geralmente reporta diretamente ao CEO ou ao presidente da empresa e é responsável por fornecer relatórios regulares sobre o desempenho operacional, a eficiência dos processos e o alcance das metas estabelecidas.